Qual a Importância da Ciência e Tecnologia na Política de um País?




Jefersson de Campos

Entra e sai ciclo eleitoral, principalmente no que tange a Presidência da República, e sempre ouvimos os mesmos debates, as mesmas discussões. Porém, um assunto raramente é tocado nessas discussões: Ciência e Tecnologia.
A Ciência e Tecnologia podem juntamente com o Esporte, ser considerado o “patinho feio” dentro dos Programas de Governo de TODOS OS CANDIDADOS que buscam uma vaga no Planalto ou nos Governos Estaduais. Sim, essa é a realidade, infelizmente o Brasil e seus Candidatos são pobres e completos analfabetos científicos. Uma pena para a Nação Brasileira.
Mas qual a importância da Ciência e Tecnologia para um País? A importância deve ser dada a geração de empregos, a educação, economia, saúde... A Ciência e Tecnologia é algo que deve ser pensada apenas depois disso... Ledo engano meu amigo, eu lhe digo: A Ciência e Tecnologia deve ser uma das prioridades de qualquer governo, principalmente no Brasil. Provarei isso a você.
A Ciência é um setor estratégico para a Nação. Todo e qualquer presidente deve investir na pasta. E os postulantes ao cargo de Presidente? Eles devem priorizar tal área em seus Programas de Governo.
Valorizando e Investindo na Ciência e na Tecnologia, todos os setores ganham. Vamos lá:

1.    Geração de Empregos: Investir em Ciências não é apenas focar na produção teórica, pois isso já ocorre. O Brasil é um dos maiores produtores científicos no quesito publicação; 
      eu faço parte desse número. Porém, Ciência não se resume a escrever páginas e páginas e depois publicas, é necessário prática. Colocar a Ciência na prática obriga inicialmente possuir locais adequados para que a Ciência seja testada, com isso, é necessário Construir, logo a Engenharia Civil também lucra, não apenas a Civil, mas muitas áreas da Engenharia. Logo, o Comércio também lucra: lucra com venda de materiais, de moveis, equipamentos, alimentos, entre outras coisas. Mas e quando os locais ficarem prontos? Bom, mesmo assim, o trabalho não para. Centros Científicos necessitam de manutenção. Quando terminar de construir o segundo ou o terceiro, o primeiro necessitará de manutenção ou quem sabe uma ampliação. As universidades precisarão também de ter espaço para o conhecimento Cientifico, logo, elas também precisarão se adequar. E tem mais? Sim. Com Centros e Universidades prontas para produzir Ciência, serão necessários pessoas, com isso, professores, motoristas, cozinheiras, zeladores, guardas, bibliotecários, monitores, pintores, eletricistas, auxiliares, enfim, muitos empregos serão criados direta e indiretamente.

2.    Saúde: Todo o conhecimento adquirido nos Centros e Universidades poderá contribuir muito para a saúde. Novos medicamentos poderão ser criados, testados, modificados, melhorados. Doenças poderão ser tratadas com maior eficácia e principalmente poderão ter o custo de tratamento diminuído, afinal, a doença é pesquisada aqui, o medicamento é criado aqui, é testado aqui, são comercializados aqui, logo os custos também diminuirão.  Além de também gerar empregos, pois, serão necessários mais médicos, mais pesquisadores para fazer tudo isso.

3.    Educação: Também se beneficia com investimento em Ciência e Tecnologia. Poderá existir o incentivo a Ciência desde os anos iniciais do ensino fundamental. Incentivo a participação de Olimpíadas Cientificas, aumento do interesse dos alunos em áreas como Biologia, Física, Química, Matemática e Astronomia.  Será possível identificar alunos com potencial cientifico logo no inicio, podendo assim ser investido nesses alunos dando todo o suporte necessário para que no futuro eles venham a trabalhar nos Centros Científicos e Universidades ou Laboratórios contribuindo para a Saúde.

4.    Segurança: Sim, investir em Ciência contribui muito para a Segurança Pública. A Ciência pode trabalhar na atualização do armamento das Forças Armadas, dos Equipamentos de Proteção. Na construção de tecnologia para monitoramento das fronteiras seja ele feito no local ou à distância. Satélites exclusivamente para monitoramento militar poderão ser criados e construídos pelas mãos brasileiras, em solo brasileiro.

5.    Sociedade: O povo no geral se beneficiará muito com o investimento em Ciência: Terá mais investimento em educação, Saúde se desenvolverá, a Segurança será modernizada, ocorrerá geração de emprego. Será possível disponibilizar acesso a internet gratuitamente em todas as escolas e praças do Brasil. O agronegócio será beneficiado pois tecnologia estará disponível no Campo ajudando na criação do gado até melhorando o plantio de grãos.

6.    Geração de Energia: O Brasil possui a matriz hidráulica como principal fonte de energia elétrica, porém, com o avanço cientifico e forte investimento na ciência, o Brasil poderia pensar em trabalhar com energia eólica de qualidade, energia solar em grande escala, e até mesmo a nuclear.

7.    Desenvolvimento Nacional Aeroespacial: O Programa Aeroespacial poderá se desenvolver. Apesar de o Brasil estar junto com Índia, China e Rússia nos BRICS, existe algo que separa o Brasil desses países: O Desenvolvimento Aeroespacial. A Rússia possui uma das Instituições mais respeitadas no ramo que é a ROSCOSMO e sempre envia astronautas ao espaço de sua base de lançamento utilizando seus próprios foguetes. A China, envia ao espaço um foguete por mês. E a Índia também envia seus foguetes de sua própria base de lançamento. E o Brasil? O BRASIL POSSUI O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA SE LANÇAR FOGUETES! E não sou eu quem diz isso, são os entendidos do assunto: Os Estados Unidos.  Mas o Brasil Lança alguma coisa? Sim, Lança a cada dois anos políticos que não possuem gabarito para discutir Ciência com Ninguém!. O Brasil possui uma das entidades mais respeitadas no mundo no que tange Monitoramento de Meteoros, a BRAMON, citada até pela NASA, e esse grupo de Pesquisa e Monitoramento Brasileiro não recebe o devido reconhecimento. Instituições como o ITA, a PUC-RS, a UFSC, a USP e a USRA que trabalham em conjunto com a Missão Garatéa, não possuem reconhecimento e investimento pesado nessa área.

Como vimos, a Ciência e Tecnologia é um setor estratégico e fundamental para o desenvolvimento de uma Nação.
O que não podemos admitir são políticos que dedicam uma linha para falar em Ciência. Não vemos debate sobre o assunto na TV. Com isso chego a uma conclusão:

NOSSA POLÍTICA É ANALFABETA CIENTIFICA E O PREJUDICADO INFELIZMENTE É O POVO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cristo e o Cristão: O Filho do Homem

Conferência de Estocolmo 1972

Palestra sobre As Conferências de Sustentabilidade da ONU - Parte 1