Uma Breve Reflexão sobre as Confêrencias de Sustentabilidade no Rio de Janeiro - Rio 92 e Rio +20

Desde o inicio do século XXI, o tema educação ambiental vem sendo discutido em debates, conferencias, etc.
Uma das maiores conferencias sobre sustentabilidade da hitória, aconteceu no Rio de Janeiro em 1992. Essa conferência ficou conhecida como: Rio 92 ou Eco 92. O resultado dessa conferência foi a Agenda 21, que é o que podemos chamar a grosso modo, como uma cartilha relatando os problemas de sustentabilidade e algumas soluções.
Nesta conferência veio a tona a polêmica do Aquecimento Global. Várias soluções foram sugeridas pelos conferencistas, que eram liderados pelo Brasil. O texto oficial do evento contém quarenta capítulos que abordam desde a Educação Ambiental até a Economia Verde.
Os textos oficiais dos eventos: Rio 92, Rio +10 e Rio +20, são envolvidos por termos técnicos, sendo assim uma forma de camuflar as verdadeiras intenções escondias nas linhas do tratado, que é de favorecer as grandes potências, extorquindo os países menos desenvolvidos, pois os países subdesenvolvidos não são pobres por causa da baixa economia, mas sim devido a carência no planejamento urbano, social e ambiental.
Nessas conferências, o gás do motor de geladeira virou um dos maiores vilões da história. A própria empresa que fabrica o produto ( não vou citar o nome da empresa, pois creio que não preciso nomear os bois ) disse publicamente que o gás era poluente, e lançou uma outra categoria de gás, um tempo depois a mesma empresa que faz o novo gás, disse que o novo produto era poluente e substituiu o gás cobrando preços altos. Não concordam que é otima a atitude da empresa, que substitui um produto falando mal do próprio produto anterior e na substituição sobe o preço do novo produto e depois de um tempo vem a publico e fala que o novo produto também não é bom e ai lança outro para substituir com o preço duas vezes maior? É ou não é uma ação digna dessa empresa que é controlada por um numero muito pequeno de países que detêm um forte poder economico/politico no mundo atual?
Essas conferências de sustentabilidades, servem para os países ricos discutirem como vão manter os escravos nas coleiras.

Comentários

  1. Gostei muito desse Je...Um tema muito bem lembrado...apesar dessa conferencia ter se passado a anos atras é um assunto que realmente parece ter ficado entalado em nossas gargantas...gostei do bom articulamento das ideias, se todos os jovens como vc se interessasse em ler como vc lê...Qual jovem como vc leu estas cartilhas?...fala muito bem sobre o porque do subdesenvolvimento dos países baixos e finaliza bem o tema sem fugir do assunto proposto inicial e central.Mais uma vez: meus parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Cristo e o Cristão: O Filho do Homem

Conferência de Estocolmo 1972

Palestra sobre As Conferências de Sustentabilidade da ONU - Parte 1