A oralidade, a música, a literatura infantil a leitura e a escrita.
Por volta dos três anos, a criança já domina um número bem maior de palavras e, por isso, a narrativa das histórias infantis torna-se muito interessante: histórias com enredo simples, direto, que explorem a sonoralidade das palavras são muito EXTREMAMENTE ATRATIVAS para elas. Nessa idade, os enredos que envolvem monstrons e lobos, bruxas e fadas, têm um grande prestígio entre as crianças, podemos dizer que são como o futebol, apreciado pela maioria. A poesia também é muito importante e vai ao encontro de uma linguagem que conhecem bem. Os versos curtos, com rima acessível, são rapidamente assimilados pela crianças, que adoram inventar diálogos rimados, quando se dão conta da existência, da graça e da possibilidade da rima. As letras das músicas também devem ser exploradas para além do ritmo e da melodia, buscando as histórias que elas contêm. Essas letras podem ser contadas como histórias, antes de serem apresentadas como músicas. O conteúdo pode ser dramatizado como pode ser t